Telefone para agendamento

(11) 97246-6847 WhatsApp

E-mail

heliosampaiofilho@gmail.com

Endereço

Rua Nova York, 290 - Brooklin - São Paulo - SP

Existe certa confusão entre Homeopatia e Fitoterapia. Quando perguntamos em nosso consultório se o paciente trata-se ou tratou-se com Homeopatia, é comum ouvirmos como resposta : “ Sim, minha mãe sempre me dava uns chazinhos  quando eu adoecia…”. Comum também frases do tipo: “…o tratamento homeopático  até funciona, mas é lento” ; “aquelas  bolinhas (os glóbulos) se não fazem bem, mal não fazem…” ; quer mais? “ …homeopatia funciona  , mas tem que acreditar…” ; “ Homeopatia é só sugestão. Na verdade as bolinhas são de açúcar, mas você acredita que cura e assim, funciona…”

Bem, ninguém é obrigado a conhecer uma Ciência ( sim, incrédulos, Ciência ,  mesmo!) que teve seu nascimento, assim podemos chamar, no fim do século XV pela genialidade de um médico alemão chamado Samuel Hahnemann, descontente que estava com a medicina vigente na sua época, a denominada “medicina heróica” , cuja quase única forma de atuar era através de sangrias até que o paciente desfalecesse, livrando-o (às vezes para sempre!) de seu mal. A medicina na época também administrava compostos à base de Mercúrio, altamente tóxicos, ou substância para o paciente vomitar e assim por diante.

Hahnemann criou o termo Alopatia para designar a medicina do contrários; explicando melhor, a medicina que acredita e apregoa que o contrario (o anti) cura o contrário. Você tem um bicho (uma bactéria) e o médico lhe administra um anti-bicho (anti-biotico). Voce tem uma dor e é administrado um anti-dor (analgesico), anti-termico, anti-inflamatório, etc… .

Voltando ao inicio, a Fitoterapia administra ervas, plantas, raízes, folhas, em forma de extrato, ou secas, ou frescas, enfim, às vezes também com a  filosofia  do “anti”. Então Espinheira-Santa é um potente anti-úlcera. A idéia por outro lado pode ser tonificar o fígado por exemplo, ou promover a diurese (para fazer mais xixi- no popular!). A Homeopatia utiliza muitas das plantas e ervas da Fitoterapia, além de outras substancias, minerais por exemplo, que não poderiam ser administradas em sua forma original por serem demasiadamente tóxicos. Assim Hahnemann, resolveu diluir, estas substancia, antes ele triturou, e chacoalhou, bateu, inúmeras vezes (o nome técnico é sucussão) e diluiu mais inúmeras vezes até que o poder tóxico fosse amenizado é sobrasse uma propriedade de curar o doente. Note-se que curar aquí tem um conotação abrangente de bem estar fisico-psiquico-social. O que Hahnemann fez foi chamado de dinamização de uma substancia que originariamente causava determinados sintomas em uma pessoa sadia, ou seja o semelhante curando o semelhante. Pegue-se Arnica, como exemplo, uma planta e administre-se para algém sem sintomas. A pessoa relatará entre outras coisas a sensação de que ela está contundida, com dores pelo corpo, hematomas, como se tivesse sido vítima de um trauma. Quando damos a Arnica dinamizada  (CH6 por exemplo) para alguem que tenha realmente sofrido uma contusão, o resultado será a cura destes sintomas.A Homeopatia trabalha com vários conceitos, às vezes de difícil compreensão como por exemplo Força vital, dinamização, potencias medicamentosas e outros, mas os resultados ao longo de sua existencia têm demonstrado resultados indiscutíveis.